Os primeiros queijos que fiz, já em Passa Vinte – MG, foram o Saint Paulin e o Morbier. Depois que você passa a entender um pouco mais do processo de criação de queijos, você foge um pouco das receitas e começa a criar seus próprios queijos e fica na expectativa até o tempo que você considera legal para a cura.
Tempo de cura
Talvez este seja o momento mais difícil de administrar, pois a ansiedade é tamanha que nem sempre consigo esperar o tempo necessário, para então experimentar o queijo. Como pode ver no glossário, a Afinação é o processo realizado após o queijo ser criado, durante toda a cura/maturação. É o período onde o queijo adquire sabor, aroma, textura e recebe todos os cuidados, para que possa obter suas próprias características, durante esse processo de amadurecimento.


Agora é hora das experiências, um Saint Paulin no vinho, um Morbier no azeite, meia cura na cachaça, um meia cura com açafrão e mais uma vez temos que esperar a danada da cura/maturação.
Bem, existe várias receitas mas o que considero mais importante é você estar ao lado do queijeiro no momento da criação, pois é neste momento que ele dá aquela dica que fará toda a diferença.
Não vejo a hora de ir até Portugal e conseguir a flor do cardo para então fazer alguns queijos do tipo Serra da Estrela. Vamos aguardar!!!!
Nenhum Comentário