Este foi um dos primeiros Meia Cura de fiz, é um queijo que você pode degustar com doces ou puro com uma cachaça boa, uma cervejinha e principalmente com o café como a maioria faz.
Conhecendo um pouquinho mais…
Bem, do início, “queijo minas” (ou queijo de minas) são todos aqueles queijos produzidos no estado brasileiro de Minas Gerais.
Minas Frescal
O queijo minas do tipo frescal é o queijo fresco bem branquinho cujo processo de cura é pequeno e ainda está em processo de dessoração.
Para quem ainda não sabe o que é dessoração, basta verificar que quando guardamos o queijo na geladeira e quando vamos consumi-lo, tem um monte de líquido acumulado no fundo da queijeira, isso que é dessoração, a liberação desse líquido.
Queijo Padrão
O queijo minas padrão é aquele com a casca mais amarelada, tem textura macia e suave. Também é chamado de queijo curado; ou seja, seu processo de cura foi finalizado. E não tem aquele líquido igual ao do minas frescal.

Meia cura
Que legal, já sei o que é queijo frescal e queijo curado, então posso concluir que o meia cura é o mesmo que estes dois, só que tem alguns detalhes, o tempo de mexedura é maior tanto para o curado quanto para o meia cura, só que o meia cura tem menos tempo de cura.
Queijos e doces. Ser mineiro é um estado de deLEITE.
Geraldo Magela Cardoso