Antes de falar sobre queijos não posso deixar de mencionar a cidade onde iniciei efetivamente a “criação” destes queijos. Depois falarei um pouco mais sobre este “criação”.
Por conta da pandemia, resolvemos em janeiro/2021 morar em Passa Vinte. É uma cidade com a economia baseada na agropecuária, clima ameno e neste inverno que acabamos de entrar (2021), um pouco rigoroso para quem nasceu e sempre viveu na cidade de Niterói-RJ, com as madrugadas chegando a 2 graus.
Como é uma cidade que transborda leite, resolvi investir um pouco mais nesta criação de queijos. Conheci o leite produzido por alguns pecuaristas, até encontrar aquele que considerei bastante seguro o processo de ordenha e constatar o carinho e cuidado dado aos animais, o que me obrigou a criar estes queijos com todo carinho.
Montanhas Mágicas da Serra da Mantiqueira
Passa Vinte é uma típica cidade mineira de interior. Lugar muito tranquilo, está localizada no começo da Serra da Mantiqueira, no sul do estado de Minas Gerais, a 160 km de Juiz de Fora, cidade vizinha do estado do Rio, a 35 Km da Via Dutra, 50 Km de Resende, 55 Km de Barra Mansa e a 180 do Rio de Janeiro. Com altitude de 737 metros confere ao município um clima tropical de altitude típico de planaltos e serras. Para quem admira as montanhas, as cachoeiras, é o lugar ideal. (Fonte passavinte.tur.br)
Ventos a favor
Cidade pequena, pandemia, leite a vontade, então resolvi fazer diversos cursos on-line, uns gratuitos, outros não, uns bons, outros mais ou menos e acompanhar também na internet vários queijeiros com suas dicas importantes, que é de grande valia para quem quer investir neste segmento. Gostei muito dos cursos de Queijos Finos e Mofados e do Curso de Fabricação de Queijos e Derivados, conforme certificados abaixo.


Estes cursos e outros me ajudaram muito, tem ótimas dicas e assim que melhorar este problema da pandemia quero fazer outros, que já se encontram em minha lista, porém presenciais.
O rato aconselhou o dono da casa a matar o gato… e a comprar queijo!
Provérbio Árabe
Agradecimentos
Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento aos amigos de Passa Vinte que me receberam com muito carinho, em especial Lena e Luiz, Eloí e Edir que além de alugar seu espaço nos forneceu um leite de verdade e ao Prefeito Lucas Nascimento que me prestigiou comprando um Saint Paulin e um Morbier. Também tenho que registrar o incentivo constante e os elogios dos familiares em especial dos casais Gazé, Laranja e Nardelli.
2 Comentários
Silvia Leite da Silva
18 de março de 2022 at 09:04Minas Gerais é um estado maravilhoso, fico feliz por minha irmã ter encontrado a profissão que se identificou nesta cidade onde hoje reside, produzindo queijos maravilhosos, totalmente artesanais e de qualidade. Parabéns Lilian, por seu desempenho e amor ao que faz.
Emerson Souza
5 de abril de 2022 at 10:21Parabéns, Lilian! Tenho certeza que seus queijos são sensacionais. Ainda não tive a oportunidade de prová-los, mas pela pela descrição do cuidadado e do carinho que vocês têm com a produção do queijo, tratando-os como filhos que vêm ao mundo (informação do meu amigo Nélio), só podem ser deliciosos.
Parabéns também pelo site!!
Vou seguí-los no Instagran!!!
Abraços!!